Open Graph Full
Configurando um ambiente básico de desenvolvimento

Railande Silva

Postado em 08 mai, 2023

  • Workspace
  • docker

Configurando um Ambiente básico de desenvolvimento

ferramentas básicas para desenvolvimento

  • Linux

  • Git

  • Docker

  • Editor de código

Dando início

  • Adquirindo linux

Basicamente não iremos ultilizar de dual boot, vamos usar uma ferramenta um pouco mais elegante, iremos ultilizar o WSL (windows subsystem for linux) o que essa ferramenta nos fornece é um sistema linux sem a necessidade de uma máquina virtual, nós teremos um sistema Linux que compartilha dos mesmos recursos que o windows, isto é, o Linux será executado como um programa nativo do Windows basicamente.

O tutorial que vai ser aqui descrito pode ser melhor detalhado pelo próprio site da Microsoft que trada do WSL

Abra o PowerShell do windows em modo de administrador execute o comando para instalar a base para wsl

wsl --install

Verifique se a versão do wsl instalada é a versão 2, ultilize o comando:

wsl -l -v

Caso não seja a versão 2, visite a página oficial da Microsoft e atualize para a versão 2.

Tendo a versão 2 instalada continuemos escolhendo alguma das versões disponiveis do Linux

  • Escolhendo e adquirindo uma versão do linux

Para adquirir uma distribuição do linux basta ir á loja oficial da Microsoft e escolher uma da sua preferência. (para usuários iniciantes recomendo usar a distro do ubuntu por ser a mais usada e de mais fácil manuseio)

ou escolha dentres uma dsa distros abaixo:

Assim que instalado basta abrir o app da sua distribuição, ou executar o comando WSL no seu terminal. No primeiro acesso será pedido a você que insira um usuário e uma senha, e após isso voce terá um sistema linux em sua máquina, com todos os comandos do sistema e podendo executar todos os programas via CLI.

Uma dica que acho válida e instalar o app Terminal ele nos fornece um rápido acesso a todos os terminais de nossa máquina de forma rápida e personalizável.

E voilà ja temos um nosso requisito básico que é o linux.

  • Git

Com o passo anterior já feito já temos a melhor parte que é ter o git por padrão já instalado na nossa máquina, logo podemos pular esse passo!.

  • Docker

Agora para finalizar os programas básicos temos um que causa calafrios e arrepios em muitos, nosso amado Docker vamos instalar para ser executado em conjunto com o WSL já instalado anteriormente neste tutorial, vai ser baseado nos seguintes conjunto de tutoriais oficiais do Docker.

Baixe o instalador oficial.

instalador do oficial do docker

Assim que baixado e executado será perguntado se ultilizar do docker desktop juntamente com o wsl 2, aceite e siga os passos básicos de uma instalação padrão do Windows ( next, next, install ) e finalizando reinicie a máquina, abrindo o docker novamente a seguinte tela será apresentada a você:

Talvez o detalhe me verde no canto esquerdo pode estar em outra cor aguarde alguns instantes ate que a engine da aplicação se inicie completamente.

Uma segunda dica que passamos é desativar a inicialização automatica do docker já que depedendo da quantidade de containeres executando os custos de processamento podem ser muito altos e causando lentidão na sua máquina.

Seguindo os passos para remover a inicialização altomática

  1. use o atalho para o gerenciador de processos: CTRL + SHIFT + ESC.
  2. caso esteja minimizado localize o botão mais detalhes.
  3. localize a aba inicialiazação (startup).
  4. Encontre 'DOCKER DESKTOP' e desative a inicialização automática.

Terminado isso temos uma máquina com as ferramentas básicas, agora para nós, só resta um editor de código que será o nosso próximo passo!

  • Editor de código

Um ponto a ser debatido agora é que editor de código usar, a resposta como de qualquer outra pessoa é o famoso e queridinho VS code (visual studio code) que é sem duvida a melhor ferramenta para programadores iniciantes que estão aprendendo os detalhes de se iniciar em uma nova linguagem ou novo método de programar, e compartilho dessa visão, posteriormente recomendo as famosas IDE's propriamente ditas, por chegar em pontos que a performance tem prioridade sob o que um dia foi aprendizado e hoje é perca de tempo, e dando um pulo nas fases de configurar variaveis do sistema para a nova linguagem, e mesmo assim o visual studio code nos acompanhará como um bom bloco de notas, o que um dia foi o espaço do notepad++ para os mais vividos no universo 'codigalactical'.

instalar o vs code é bem simples, vá a pagina oficial do visual studio code na loja Microsoft e instale o app

Finalizando

Terminados esses passos temos um workspace para desenvolvermos programas em qualquer linguagem e disponibilizá-los na web.

Entendo que é importante ter um norte em meio tanta informação sobre programação, e acredito que este é um belo inicio para sua jornada como programador, recomendo se aprofundar na tecnologia de containers (o mais conhecido é o Docker), ele tem uma curva de aprendizado linear, e os benefícios se comparados são superiores ao aprendizado de uma nova linguagem.

Muito bem jovem padawan, muito obrigado por ter me acompanhado até aqui, e te espero em futuros posts.

Rayh from any black hole